Albuquerque recordou os 36 milhões alocados entre 2015 e 2018

 

Miguel Albuquerque aproveitou a cerimónia de apresentação da Estratégia Regional de Promoção da Saúde Mental (ERPSaM) para enaltecer o trabalho desenvolvido pelo Governo Regional neste âmbito, e lançou uma farpa ao Governo da República. “Temos investido em todos os setores da Saúde, ao contrário do que acontece no continente”, afirmou.

O governante lembrou que o Governo Regional interveio em diversos centros de saúde, reabilitando e ampliando alguns, criando outros de raiz, como em Câmara de Lobos, o que tem aumentado o número de consultas médicas nestas unidades.

 

Manifestou satisfação face aos 15 serviços hospitalares certificados do SESARAM, devido “ao grande empenho dos nossos profissionais de Saúde”.

 

No que concerne aos recursos humanos, sublinhou o esforço que tem sido levado a cabo para a contratação de mais profissionais de Saúde, aludindo aos 813 profissionais contratados entre 2015 e 2018, dos quais 236 médicos e 262 enfermeiros, e garantiu que será aberto “um concurso para a contratação de mais 128 enfermeiros”. Realçou também as melhorias realizadas no Hospital dos Marmeleiros e puxou ainda dos 'galões' ao referir o concurso público internacional lançado pelo seu Governo para a construção do novo hospital, cuja obra deverá acarretar um custo na ordem dos 330 milhões de euros, destacando igualmente os 36 milhões de euros alocados pelo Executivo regional para a saúde mental, entre 2015 e 2018. “O Governo Regional continuará disponível para alocar paulatinamente os recursos para a concretização deste plano”, afiançou.

 

Na cerimónia, que decorreu no auditório do Colégio dos Jesuítas, foram dados a conhecer diversos projetos integrados na Estratégia de Promoção da Saúde Mental, mormente o Observatório de Saúde Mental, que visa fortalecer a formação dos profissionais de Saúde na área da saúde mental, o 'Mais Contigo', projeto de investigação e intervenção na prevenção dos comportamentos suicidários, e o 'Juntos no Cuidar', destinado a intervir junto dos portadores de doença mental no domicílio.

 

A ERPSaM destina-se a implementar medidas para melhorar os índices de saúde mental na Madeira, assegurando “o acesso equitativo a cuidados de qualidade a todas as pessoas com problemas de saúde mental na Região”. A medida visa igualmente “reduzir o impacto das perturbações mentais e contribuir para a promoção da saúde mental das populações, promovendo a descentralização dos serviços de saúde mental, por forma a permitir a prestação de cuidados mais próximos das pessoas”.

 

Miguel Amaro

 

In “JM-Madeira”