Pedro Ramos quer melhorar os serviços prestados pelos centros de saúde

O Governo Regional está a criar novas medidas para aumentar a capacidade de resposta dos centros de saúde.

 

O SESARAM conta atualmente com 4.771 colaboradores, dos quais 422 são médicos e 1.686 enfermeiros.

 

Os cuidados primários de saúde da Região terão, em breve, novas medidas que terão como objetivo alargar a capacidade de resposta.

 

O anúncio foi feito ontem pelo secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, à margem da apresentação do plano de atividade do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) em 2018.

 

Aos jornalistas, e sem querer adiantar muito sobre o assunto, o governante disse que aquilo que está a ser delineado não se trata de aumentar a resposta em termos de serviço de urgência, mas sim de aumentar a capacidade de resposta em termos de consultas.

 

“Neste caso, não será como foi na ativação do plano da gripe mas sim uma situação que será remunerada, com horas extraordinária”, especificou. Para além desta novidade, Pedro Ramos anunciou também que, dentro de pouco tempo, vão começar as obras no bloco operatório e no serviço de urgência do Hospital dr. Nélio Mendonça, sendo que, neste momento, estão a ser ultimados os projetos de especialidades no que diz respeito ao bloco operatório para que em maio, o mais tardar, arranquem os concursos.

 

No que respeita ainda a obras, os trabalhos que estão a decorrer na obstetrícia e nos gases medicinais deverão estar concluídos no final deste verão.

 

No que concerne aos dados do SESARAM em 2017, Pedro Ramos congratulou-se pelo número de atendimentos no serviço de urgência dos centros de saúde ter sido superior ao hospitalar (os serviços de urgência nos cuidados primários tiveram 130 mil atendimentos e ao nível hospitalar foram 116 mil), e realçou a diminuição do tempo de espera nas urgências em todas as prioridades.

 

Outro dos pontos focados foi também a diminuição (em 1.600 utentes) das listas de espera para a realização de cirurgias.

 

Lúcia. Silva

 

In “JM-Madeira”