Autoridades de Saúde registam menor intensidade da gripe na última semana

 

Há uma nova vítima mortal da gripe A. Tinha 84 anos e sofria de múltiplas patologias. Na última semana, estavam internados cinco utentes, três dos quais eram casos novos.

 

A gripe A fez a sua quarta vítima mortal esta semana, revelou ontem o Instituto da Administração da Saúde (IASAÚDE). Tratou-se de uma mulher de 84 anos que estava internada no Hospital dos Marmeleiros e que, tal como nos casos anteriores, sofria de múltiplas patologias.

 

Também esta semana um rapaz de 14 anos foi internado nos Cuidados Intensivos Neonatal e Pediátrico, no Hospital dr. Nélio Mendonça, mas a sua evolução clínica foi positiva e, hoje, já está numa enfermaria.

 

Além deste jovem, no dia 22 de fevereiro estavam internados no SESARAM quatro outros doentes por causa da gripe: um do sexo masculino (68 anos) com internamento de longa duração (38 dias), na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes, e três (duas mulheres e um homem) na ala de internamento reservada à gripe no Hospital dos Marmeleiros.

 

Apesar dos casos a registar, na última semana, a atividade gripal manteve-se “em baixa intensidade” na Região, tendo inclusive sido “detetado um menor número de vírus da gripe” na vigilância laboratorial, informou Bruna Gouveia, vice-presidente do IASAÚDE.

 

Também Pedro Freitas, adjunto da direção clínica do SESARAM, confirmou que os atendimentos nos centros de gripes têm “diminuído”.

 

A redução da intensidade, que pode fazer supor que o pico da época gripal já tenha sido atingido, coloca as autoridades a agirem com prudência e a esperarem pelos dados da próxima semana, para confirmarem a leitura. De referir, por outro lado, que na campanha de vacinação desta época gripal, que se mantém ativa, foram administradas 34.730 vacinas, estando a cobertura da população idosa em 54,4%, o que é “uma boa cobertura, superando a nossa expetativa”, disse Bruna Gouveia.

 

Desde o início da época gripal foram confirmados laboratorialmente 135 casos positivos de gripe, dos quais 46 eram do tipo B e 89 do tipo A. Nas últimas duas semanas houve um aumento da proporção do vírus do tipo B a ser identificado.

 

Relativamente ao plano de contingência da gripe, Pedro Freitas disse que foram registados 1.107 atendimentos (48/dia) nos três centros de saúde (Santo António, Bom Jesus e de Machico), desde a ativação do plano (31 de janeiro até 22 de fevereiro) e que, no Serviço de Urgência do Hospital dr. Nélio Mendonça, no espaço reservado ao atendimento à gripe, foram assistidas 340 utentes (15/dia), durante o mesmo período temporal.

 

Nesta época gripal, 40 utentes foram internados, dois quais oito nos cuidados intensivos.

 

Alberto Pita

 

In “JM-Madeira”