No ano passado, foram reembolsados diretamente aos utentes da Saúde, 7.8 milhões de euros. Em acordos de faturação, foram reembolsados cerca de 14 milhões de euros, o que totaliza quase 22 milhões de euros.

 

O secretário regional da Saúde afirmou-o hoje na inauguração de um novo balcão automático, através do qual, o utente acede ao sistema por autentiticação, permitindo-lhe efetuar certas operações, sem ser necessária a intervenção de um funcionário no local.

 

O novo balcão está instalado no IASAÚDE (Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais), na rua das Pretas. Um outro foi inaugurado no ano passado, na Loja do Cidadão, tendo atendido 3 mil utentes. O balcão de hoje, à hora da visita do secretário regional da Saúde, já tinha registado operações de 60 utentes. Pedro Ramos diz que esta segunda máquina vem reduzir o tempo de espera no IASAÚDE. Há, no entanto, muita gente que continua a preferir fazer a entrega junto de um funcionário ou de forma manual, preenchendo, ele próprio, os documentos necessários para ter direito ao reembolso de consultas e exames médicos.

 

O governante diz, estão a ser dadas todas as possibilidades, sendo que através das máquinas automáticas, tudo é mais fácil, ficando o comprovativo da entrega e do número de documentos. A máquina vai estar disponível a partir das 8h30 e dentro de alguns meses, a Secretaria da Saúde pretende criar uma alternativa, no exterior do IASAÚDE, em que os utentes proceder à operação a qualquer hora do dia, funcionando o balcão como uma ATM.

 

Carla Ribeiro

 

In “JM-Madeira”