Balanço positivo na primeira semana

172 consultas

 

 

89 em Santo António

 

 

 

83 no Bom Jesus

 

Consulta aberta, destinada a situações agudas pouco ou nada urgentes, prossegue no Funchal e nos restantes centros de saúde da Região.

 

O espaço de Consulta Aberta, destinado a situações agudas, pouco urgentes, que costumam entupir as urgências hospitalares, registou, na primeira semana, 172 atendimentos, na área do Funchal.

 

Este número é a soma das consultas nos centros de Saúde de Santo António (89) e do Bom Jesus (83), onde a iniciativa foi implementada.

 

Fonte hospitalar assegura que este serviço corresponde a uma medida adicional na prestação de cuidados de saúde, que não está a por em causa o normal funcionamento dos centros de saúde.

 

Aliviar as urgências do Hospital Central do Funchal relativamente a situações agudas (nalguns casos pouco urgentes e noutros nada urgentes) foi um dos objetivos que determinou este novo serviço.

 

A tutela considera que este objetivo está a ser alcançado conforme a estatística das consultas da última semana que apontam para uma média de 350 urgências por dia, quando anteriormente “eram 400 ou até mais”.

 

A consulta aberta do Centro de Saúde do Bom Jesus destina- se aos utentes do Bom Jesus, São Roque e Monte, enquanto o espaço de consulta aberta de Santo António se destina aos utentes dos centros de saúde de Santo António e da Nazaré.

 

As consultas realizam-se de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 20h00.

 

O Serviço de Saúde reforça a ideia de que os utentes que necessitam de ajuda médica, não urgente, devem privilegiar a ida ao centro de saúde da sua área de residência onde podem requerer a consulta da vaga do dia, ou seja, não programada.

 

“Estamos cientes de que o recurso adequado aos serviços disponíveis possibilitará uma melhor resposta na prestação de cuidados, em conformidade com as necessidades da população, diminuindo os tempos de espera, sublinhava o SESARAM na nota de imprensa em que divulgou o novo serviço.

 

Tratando-se de uma medida que pretende abranger toda a Região, os utentes residentes fora do Funchal têm, de acordo com a mesma fonte, a possibilidade de recorrer aos centros de saúde com Serviço de Atendimento Urgente, nomeadamente: Serviços de Urgência com funcionamento 24 horas (Calheta, Machico, São Vicente e Porto Santo); Serviços de Urgência com funcionamento inferior a 24 horas (Câmara Lobos, nos dias úteis, das 16h00 às 23h00, e aos fins de semana e feriados, das 9h00 às 23h00; Porto Moniz, dias úteis, das 8h00 às 20h00; Ribeira Brava, todos os dias, das 8h00 às 23h00, e Santana, todos os dias, das 8h00 às 22h00).

 

Iolanda Chaves

 

In “JM-Madeira