O presidente da Sociedade Ibérica de Telemedicina e Telesaúde (SITT) esteve ao início da tarde no Hotel Meliã para apresentar o programa do ‘II Fórum TELESALUT@’ que decorre sábado e domingo tendo mais de 130 inscritos.

 

A sessão de abertura está prevista para as 9h45 e será presidida pelo secretário regional de Saúde, em representação do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

 

Por volta das 9h30 será discutido o estado da arte na telesaúde. O CEO da Sociedade Internacional para Telemedicina e Saúde, Yunkap Kwankam, será o orador da palestra.

 

Pelas 11 horas, João Eurico, Manuel Grandal e Luís Fidalgo vão dar exemplos relativos à implementação da telemedicina no Centro Hospitalar Lisboa Norte e num Hospital de Cuidados Continuados, em Madrid.

 

O módulo das 12h30 estará a cargo do Centro Nacional de Telesaúde. A oradora Micaela Monteira vai discursas pela via da vídeo-conferência. Presente no local estará a oradora Patrícia Loureiro.

 

Uma palestra sobre tele-darmatologia será apresentada às 13 horas por Virgílio Costa.

 

Depois do almoço, marcada para as 15 horas está uma palestra a cargo da Universidade da Madeira. Mónica Cameirão vai falar sobre a Tecnologia Interativa para a reabilitação.

 

Ás 15h30 diversos nomes reúnem-se para falar sobre a Teleassistência. Entre estes José Luís Monteagudo, Juan Coll, Consuelo Pereira Delgado, Lino Gonçalves, Rui Neveda, João Silva e João Pereira.

 

O último painel, marcado para as 18 horas, está reservado à temática ‘Telemedicina nas Regiões Autónomas’. O secretário da Saúde, Pedro Ramos toma nesta ocasião a palavra. A Telesaúde na Madeira será abordada por Ana Raquel Santos e a temática sobre a consulta de suporte à decisão no tratamento das feridas, estará a cargo de Susana de Melo. Confirmados para este painel estão também os seguintes nomes: do Hospital Central do Funchal, Anabela Faria; da Unidade de Saúde Dr. Francisco Rodrigues Jardim, Paula Jardino e o do diretor do Serviço de Cirurgia Maxilo-Facial, Paulo Coelho.

 

O patologista Manuel Sobrinho-Simões vai falar no domingo sobre a importância da utilização da patologia digital num contexto onde existe um défice de médicos especialistas em anatomia patológica.

 

In “JM-Madeira”