Foi apresentada a 30 de maio de 2019, no Colégio dos Jesuítas do Funchal, o Módulo DPOC da Estratégia Regional para as Doenças Respiratórias Crónicas (ERDRC). 

Este módulo da ERDRC constitui um referencial estratégico regional para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), que atribui especial relevo à prevenção do consumo de tabaco na comunidade, à cessação tabágica, ao diagnóstico precoce e à reabilitação respiratória da pessoa com DPOC. 

A par desta apresentação, o evento contemplou outras comunicações, nomeadamente uma abordagem da "Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica", numa perspectiva clínica, e as "Estratégias de Prevenção do Consumo de Tabaco na RAM", numa perspectiva operacional. 

Esta cerimónia contou com a presença do Secretário Regional da Saúde, Dr Pedro Ramos, que assinalou o percurso realizado em paralelo na implementação das medidas contempladas na ERDRC, salientando a formação já realizada por vários profissionais de saúde e o aumento do número de consultas de cessação tabágica nos cuidados de saúde primários.