Decorreu no dia 9 de abril, no Colégio dos Jesuítas, no Funchal, a apresentação pública da Estratégia Regional para a Promoção da Saúde Mental (ERPSaM), cerimónia organizada pela Secretaria Regional da Saúde, integrada nas comemorações oficiais do Dia Mundial da Saúde 2019.

A Região Autónoma da Madeira apresenta assim, pela primeira vez, um documento estratégico para a área da Saúde Mental, com um horizonte temporal de 4 anos, no qual estão definidos os principais objetivos e as linhas orientadoras para a atuação neste domínio.

Como política de saúde, a ERPSaM prioriza o acesso a serviços vocacionados para a promoção da saúde mental, a prestação de cuidados de saúde mental de qualidade, e a reintegração e recuperação das pessoas com doença deste foro. Assim, tem por finalidade promover medidas no sentido da melhoria dos indicadores de saúde mental da população da RAM e da salvaguarda dos direitos das pessoas com doença mental.

Além da apresentação da ERPSaM e de alguns projetos em curso na região que se inserem nas medidas ali definidas, o evento contou com a intervenção de Sua Excelência, o Senhor Presidente do Governo Regional, Dr. Miguel Albuquerque, que salientou o objetivo da descentralização dos serviços de saúde mental e a sua integração na comunidade, minimizando o estigma associado à doença mental.