O início de um ano novo é o momento ideal para refletirmos acerca dos acontecimentos, bons ou maus, que vivenciámos, e agradecer o que conquistámos no ano anterior.

É o mês em que ponderamos sobre o que podemos mudar na nossa vida, e quais os hábitos saudáveis que podemos adotar, em prol da nossa evolução equilibrada e harmoniosa. Prometemos, a nós mesmos, que vamos cessar com os comportamentos nocivos à nossa integridade física e mental, com o intuito de potenciar a nossa saúde física, psicológica e emocional.

 

Para a maioria das pessoas, as resoluções do ano novo, passam por: cuidarem-se mais, terem mais tempo para os amigos e familiares, dedicarem-se a fazer aquilo que mais gostam, viajar mais, comprar uma casa, mudar de emprego, passar menos tempo nas redes sociais, ou simplesmente ser feliz.

 

Há, no entanto, quem pretenda terminar com uma dependência, quer seja do consumo de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas (álcool, tabaco e outras drogas), quer seja a dependência dos jogos online, da internet, do sexo, de compras, etc. Esta resolução terá, sem dúvida, um maior impacto na vida do próprio indivíduo, nos seus amigos e familiares, e na sociedade.

 

Para um indivíduo dependente, já está instalada a dependência física e/ou psicológica, e a droga ou o comportamento compulsivo torna-se o centro dos seus interesses e da sua vida.

 

Neste sentido, o primeiro passo para se “libertar” da dependência é reconhecê-la e identificá-la, e posteriormente procurar ajuda nos serviços de saúde especializados, que contam com o acompanhamento médico, psicológico e farmacológico, caso seja necessário. O apoio da família, dos amigos e colegas de trabalho, é essencial para o sucesso do tratamento.

 

O poder de decisão e de implementação da mudança depende essencialmente de si. Mantenha-se focado, motivado e seja persistente no decorrer do processo de tratamento.      Uma dependência simboliza sempre uma fuga à realidade, a solução para os problemas, a busca pelo prazer imediato, a procura de vivenciar novas sensações, e o apaziguar de um sofrimento ou dor emocional. Procure viver de forma autêntica e genuína, aceite-se tal como é, enfrente os obstáculos com resiliência, cultive valores nobres e emoções positivas, rodeie-se de pessoas que o ajudem a crescer.

 

Desafie-se neste novo ano! É tempo de adquirir hábitos de vida mais saudáveis, e de tornar o ano 2020 um ano de mudança positiva para a sua vida!

 

MÓNICA MELIM

 

Psicóloga clínica

In "JM-Madeira"