Entre março e julho deste ano, o Governo Regional promoveu ações para sensibilizar os moradores dos bairros para a mudança de hábitos alimentares.

 

Comportamentos alimentares saudáveis. É isto que o Governo Regional da Madeira está a tentar incutir na população madeirense. Para tal, tem realizado diversas ações de sensibilização junto dos bairros sob gestão da Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM). Os encontros com a população decorreram entre março e julho deste ano nos conjuntos habitacionais sob a gestão direta da IHM e tiveram em conta o 2º eixo 'Alimentação Saudável e Económica' do projeto 'Viver com Saúde'.

 

As ações de sensibilização que mobilizaram, desde que se iniciaram, centenas de moradores, promoveram a alimentação saudável a baixo custo, educaram as famílias para escolhas mais acertadas em termos de orçamento e economia familiar e estimularam à adoção de comportamentos mais saudáveis.

 

O 'Projeto Viver com Saúde', que arrancou em 2018, tem vários parceiros públicos e privados, tendo estas ações contado com o apoio da Unidade de Nutrição e Dietética do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM), das Casas do Povo do Porto Moniz, de Santana, da Boaventura, da Serra de Água e de Água de Pena, da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, da Santa Casa da Misericórdia de Machico, da Escola 2+3 Ciclo Brazão de Castro, da Criamar e do Centro de Saúde de Machico.

 

Destaque ainda para as palestras levadas a cabo dentro do projeto 'Bairro com Saúde Alimentar' e para a monitorização de dados feita no âmbito da saúde do adulto, onde estiveram envolvidas quase duas centenas de moradores, numa parceria com várias entidades.

 

Com este objetivo, foram planeados e abordados dois temas que abrangeram um total de 27 conjuntos habitacionais, distribuídos por oito concelhos.

 

In “Jornal da Madeira”