A 18.ª edição do curso de primeiros socorros, organizada pela direção do Internato Médico do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM), tem o seu primeiro curso a chegar hoje ao fim. Esta é uma iniciativa formativa através da qual, os jovens formandos vão adquirir competências básicas de primeiros socorros que podem fazer toda a diferença e salvar vidas.

 

A ideia é fazer com que os participantes saibam abordar a vítima em segurança, pedir ajuda, realizar manobras de Suporte Básico de Vida, como atuar perante uma intoxicação ou suspeita de AVC, enfarte do miocárdio, entre tantas outras situações de emergência que vão ser treinadas.

 

À semelhança do que aconteceu em 2018, serão feitos três cursos no Centro de Formação do SESARAM, localizado no Núcleo de Apoio ao Hospital Dr. Nélio Mendonça. O primeiro curso já teve início, nomeadamente a 5 deste mês, e termina hoje.

 

O segundo vai de 26 a 30 de agosto e o terceiro de 2 a 6 de setembro. Ao todo, esta 18.ª edição irá abranger cerca de 90 participantes, mais do que o programado inicialmente, o que, no entender da entidade organizadora, demonstra o interesse que o mesmo desperta não só para profissionais, como para a população em geral. O secretário regional da Saúde marcou presença no primeiro dia do concurso, destacando a importância do mesmo para a sociedade. C.R

 

In “JM-Madeira”