Iniciou-se hoje, 5 de agosto de 2019, a 18ª edição do curso de primeiros socorros, organizada pela Direção do Internato Médico do Serviço de Saúde da RAM, destinada a jovens entre os 16 e os 25 anos.

 “Esta iniciativa formativa conta com a colaboração direta dos Serviços de Urgência, de Medicina Interna, de Ortopedia, de Pediatria e de Cirurgia Geral do SESARAM”, informa a entidade em comunicado.

Lê-se ainda que ao “longo desta semana os jovens formandos vão adquirir competências básicas de primeiros socorros que podem fazer toda a diferença e salvar vidas, nomeadamente como abordar a vítima em segurança e saber quando pedir ajuda, como realizar manobras de Suporte Básico de Vida (SBV), como atuar perante uma intoxicação, perante uma suspeita de AVC, e/ou enfarte do miocárdio, entre tantas outras situações de emergência que irão ser treinadas”.

 “Na abertura estiveram presentes o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, a presidente do SESARAM, Maria Tomásia Alves, a diretora clínica, Regina Rodrigues e a diretora do internato médico do SESARAM, Ana Paula Reis”, acrescenta a nota de imprensa.

Mais informa que à “semelhança do ano anterior, serão organizados três cursos, de 5 a 9 de agosto, de 26 a 30 de agosto e de 2 a 6 de setembro, no Centro de Formação do SESARAM, localizado no Núcleo de Apoio ao Hospital Dr. Nélio Mendonça”.

 “Ao todo, esta 18ª edição irá abranger cerca de 90 participantes”, conclui o gabinete de Comunicação do SESARAM.

In “JM-Madeira”