Com início a 21 de junho, encontra-se a decorrer a 3ª Edição da Campanha “Mais Verão…Sem Drogas”, promovida pela Secretaria Regional da Saúde, e operacionalizada pelo IASAÚDE, IP-RAM desde 2017, que visa dinamizar uma política pública integrada e eficaz no domínio dos Comportamentos Aditivos e das Dependências.

Esta campanha decorre no período de Verão e tem como objetivos: Prevenir, dissuadir, reduzir e minimizar os problemas relacionados com o consumo de substâncias psicoativas na população da RAM; Garantir que a disponibilização, venda e consumo das substância lícitas, seja feita de forma segura e não indutora do consumo nocivo; Reduzir a disponibilidade de drogas ilícitas e das novas substâncias psicoativas no mercado regional.

A iniciativa tem como público-alvo a população em geral, com particular ênfase nos adolescentes, jovens adultos e suas famílias, empresários e colaboradores de estabelecimentos de diversão e restauração, vendedores ambulantes e promotores de eventos.

Resulta da parceria entre o Governo Regional e várias entidades regionais com ação no domínio da redução da procura e da oferta de substâncias psicoativas na RAM, nomeadamente:  ARAE, PSP, Polícia Marítima, Polícia Judiciária, GNR, Serviço Regional de Proteção Civil, SESARAM E.P.E, Alfândega do Funchal, Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência, Comissão Proteção de Crianças e Jovens, ACIF,  e Autarquias.

A operacionalização desta Campanha é feita através de Ações de Fiscalização, Operações STOP, Medidas de Dissuasão, Ações de Sensibilização, distribuição de material informativo, e divulgação nos meios de comunicação social. Neste Verão têm vindo a ser realizadas intervenções concertadas entre os vários parceiros, atendendo às realidades de cada concelho, sendo que recaem sobretudo nos eventos recreativos, arraiais e festivais.

No ano transacto, nos vários domínios de intervenção desta Campanha foram desenvolvidas 59 ações de informação e sensibilização, que decorreram nos 11 concelhos da Região e abrangeram 8047 pessoas, 3560 menores de 18 anos.

Foram realizadas 385 operações pela PSP, e foram testados 4270 condutores, que resultaram em 189 detenções maioritariamente por condução com excesso de álcool. A PSP realizou 19 intervenções em estabelecimentos comerciais, e identificou por motivos relevantes 97 indivíduos.

A GNR realizou 69 ações de fiscalização a mercadorias, embarcações e contentores no Porto do Funchal e nos Aeroportos da Madeira e Porto Santo. A Polícia Marítima desenvolveu 24 ações de controlo preventivo no embarque e desembarque do navio Volcan de Tijarafe em cooperação com a PJ.

A ARAE desenvolveu 59 ações de fiscalização (incluindo nas embarcações marítimo turísticas) e 15 ações de fiscalização na Operação Porto Santo. No âmbito do “Comércio Seguro” foram sensibilizados 501 comerciantes, e distribuídos 334 selos de estabelecimento aderente à Campanha.

Na CDT deram entrada 51 processos de contraordenação por consumo de substância ilícitas no período da Campanha. Os indiciados refletiram tendencialmente as seguintes características: Jovem do género masculino, com idade entre os 16 e os 19 anos, consumidor de cannabinoídes em grupo, de risco moderado e sem registo prévio de contraordenação.

Com a 3º Edição é possível dar continuidade a uma estratégia integrada assente numa resposta de proximidade, multissectorial e orientada para a maximização de ganhos sustentáveis em saúde e bem-estar individual e social.

CLÁUDIA NAUDÉ

Assistente Social – UCAD Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

In “JM-Madeira”