Um curso intensivo de medicina legal trouxe, ontem, à Madeira o médico legista de maior reconhecimento no país. José Pinto da Costa juntou vinte alunos para refletir sobre o dano corporal. Foram analisadas formas de prevenir maus-tratos. 

 “Promover a auto-estima é fundamental” para ajudar a combater a violência doméstica e os maus-tratos. A ideia é defendida por José Pinto da Costa, o médico legista de maior reconhecimento do país, que esteve ontem na Madeira a lecionar um curso intensivo de medicina legal.

Vinte alunos estiveram reunidos num hotel no Funchal para “refletir sobre o dano corporal”, com o foco na violência doméstica e nos maus-tratos, tendo em conta o crescente número de casos noticiados. 

“Estivemos a refletir sobre o que a lei diz, a necessidade do cumprimento da lei e a intervenção que os médicos devem ter perante estas situações reais, no dia a dia”, explicou ao JM o especialista, enaltecendo o papel fundamental que os profissionais das áreas das ciências sociais e da saúde assumem nesse aspeto. José Pinto da Costa alertou os formandos para a necessidade da “compreensão da pessoa na sua integridade total, psíquica, física e social”, relembrando aquilo que está plasmado no conceito de bem estar da Organização Mundial de Saúde (OMS). Foram ainda abordados os factores que influenciam o comportamento e a personalidade das pessoas, quer no que respeita a agressores como vítimas. 

Independentemente da região ou da cultura de um povo, José Pinto da Costa sublinha que “promover a auto-estima é fundamental”. “Toda a nossa atitude e comportamento que promova a auto-estima é um valor positivo e é isso que tentamos abordar aqui perante os nossos alunos, discutindo todos os problemas com eles, as dúvidas, os anseios e as perspetivas para melhorar o desempenho profissional e o bem-estar de uns em relação a outros”, explicou, acrescentando que a prestação do serviço prestado pelos profissionais tem de ter como foco a promoção da felicidade e do prazer existencial. No fundo, resumiu, o lema é “Promover o amor próprio, porque para gostarmos dos outros temos primeiro que gostar de nós mesmos.

Dificuldades na medicina legal 

Confrontado com os problemas que a medicina legal enfrenta atualmente, o médico legista respondeu que “as dificuldades são de dois níveis e globais”. “Faltam profissionais para atender a todas as circunstâncias com o exercício atempado e urgente em muitas situações e, além disso, faltam às vezes recursos materiais também”, referiu, adiantando, ainda assim, que “a Madeira não está pior do que o continente” e que “os problemas são transversais a todo o país”. 

Os cursos administrados por José Pinto da Costa registam sempre muita adesão, a avaliar pela experiência que acumula nos seus cerca de 60 anos de carreira, com mais de 30 mil autópsias realizadas. Ex-diretor do Instituto de Medicina Legal do Porto, o especialista é, atualmente, diretor científico do Instituto CRIAP, entidade de formação especializada em áreas como a Psicologia, Ciências Forenses ou Recursos Humanos. 

Susy Lobato

In "JM-Madeira"