Os 47 centros de saúde distribuem-se por sete zonas geográficas, onde o Governo diz estar a apostar nos médicos de família. vinte e nove centros de saúde da Região Autónoma da Madeira têm cobertura total de médico de família.

No concelho do Porto Moniz, por exemplo, os doentes estão bem servidos. A cobertura é total nas Achadas da Cruz, no Porto Moniz, na Ribeira da Janela e na Santa do Porto Moniz. Ainda com cobertura total estão os centros de saúde de Boaventura, Ponta Delgada São Vicente, Arco da Calheta, Calheta, Estreito da Calheta, Fajã da Ovelha, Jardim do Mar, Paul do Mar, Ponta do Pargo, Prazeres, Ponta do Sol e Canhas.

 

Também a 100 por cento, no que a médico de família diz respeito, estão os centros de saúde da Serra de Água, Quinta Grande, Jardim da Serra, Arco de São Jorge, Faial, Ilha, São Jorge, São Roque do Faial, Santo da Serra, Porto da Cruz e Porto Santo.

 

Neste momento, são 148 os médicos de família distribuídos pelos 47 centros de saúde da Região. Segundo a Secretaria Regional da Saúde, há um forte empenho para uma cobertura total de médico de família.

 

Além disso, a não inscrição para médico de família não constitui um impeditivo no acesso aos cuidados de saúde primários. Todos os utentes da Região têm acesso aos serviços de saúde prestados nos centros de saúde, através da consulta de recurso e/ou através de outras modalidades de consulta disponibilizadas pelos centros de saúde.

 

Os cuidados de saúde primários, a primeira linha de intervenção em saúde, constituem, segundo a Secretaria da tutela, uma importante mais-valia para a saúde da população da RAM.

 

De referir que os centros de saúde estão distribuídos por sete zonas geográficas: Zona Oeste, Câmara de Lobos, Funchal (Zona 1), Funchal (Zona II), Santa Cruz, Zona Leste e Porto Santo, as quais podem integrar um ou mais concelhos.

 

Carla Ribeiro 

In “JM-Madeira”