Uma exposição que retrata a Saúde ao longo dos vários ciclos da história da Madeira está desde ontem à tarde patente no Colégio dos Jesuítas. Momentos antes da inauguração, o secretário regional da Saúde falou também do futuro dizendo que este passará pela hospitalização domiciliária.

“Por isso, o novo hospital vai ter menos camas”, sublinhou, considerando que as pessoas querem passar o “menos tempo possível no hospital”. Para tal, “todas as cirurgias serão de ambulatório”, acrescentou, salvaguardando algumas exceções.

No discurso político, o responsável pela tutela da Saúde falou do presente e do futuro do setor na Região.

Sendo este um evento integrado nos 600 anos do descobrimento das ilhas da Madeira e do Porto Santo, o médico disse que estamos a viver atualmente o ciclo da Autonomia e aproveitou para lançar uma farpa aos críticos.

“Temos de lutar contra muitos (...). A percentagem de idiotas é um sinal mais do que evidente, nas redes sociais, e temos também de combater este tipo de situação que a nossa sociedade atravessa hoje em dia e que não pode impedir o curso da Autonomia, do crescimento, do desenvolvimento da nossa Região”, disse. Entre as peças que compõem o acervo estão dois de sete volumes de um tratado de cirurgia, facultados pela família do dr. João Abel de Freitas, que Pedro Ramos muito agradeceu, pessoalmente, por ser algo a que atribui muito significado.

Segundo o secretário regional da Saúde, os dois volumes em exposição levaram cinco meses a ficarem prontos para a exposição, tendo passado por um tratamento cuidado para eliminação de bactérias, vírus e fungos, no Arquivo Regional.

Iolanda Chaves

In “JM-Madeira