Esta quarta-feira tomaram posse os órgãos sociais da Associação de Doenças Neuro-Músculo-Esqueléticas da Região, uma nova organização que o secretário regional da Saúde congratula.

Durante a cerimónia, Pedro Ramos sublinhou: “A criação de mais uma associação para acompanhar este tipo de doenças neuro-músculo-esqueléticas da Região Autónoma da Madeira é extremamente importante porque é preciso um outro tipo de acompanhamento, mais presencial. O acompanhamento dos doentes, dos familiares, o tal espaço onde se possa discutir tudo aquilo que está relacionado com estas patologias”.

 

O secretário regional disse que existem mais de 30 doenças neuro-músculo-esqueléticas e que “todas elas existem aqui na Madeira, até porque temos o fator da consanguinidade que dá origem a diversas miopatias. É preciso esta associação, um grupo para acompanhar e outro para promover a investigação, estamos a trabalhar nesse sentido”.

 

Para exemplificar, Pedro Ramos lembrar que a doença de Parkinson afeta 1% da população mundial e “também vai afetar 1% da nossa população na Região Autónoma da Madeira”.

 

O secretário regional da Saúde lembrou que o Serviço Regional de Saúde tem um plano estratégico que se estende até 2020. Deste, fazem parte três eixos: o da cidadania, o de políticas de saúde e o de formação e diferenciação dos nossos profissionais. estratégias essas que diz estar a resultar.

 

In “Diário de Notícias”