A Madeira tem um nível de sobrevivência ao cancro da mama, ao fim dos cinco anos, na ordem dos 85%. Uma percentagem animadora mas que, na Saúde, quer-se sempre melhor.

Tendo em conta que, no próximo dia 3, se assinala os 20 anos da existência do rastreio do cancro da mama na Madeira, a Secretaria Regional da Saúde emitiu uma nota a lembrar que aquele rastreio está disponível para todas as mulheres com idades compreendidas entre os 45 e os 69 anos.

 

Atualmente, decorre a sétima volta. No ano passado, e ainda segundo a informação avançada pela Secretaria liderada por Pedro Ramos, foi possível rastrear as mulheres residentes no Caniço, em Santa Cruz, em Santo António e Machico, entre outras freguesias. Até ao final de 2018, já tinham sido convocadas mais de 20 mil utentes.

 

Atualmente, funcionam as duas unidades móveis, sendo que uma delas está rastrear as residentes no concelho de Santana. A outra está localizada no centro dr. Agostinho Cardoso e beneficia diretamente as residentes no Funchal.

 

 

 

Carla Ribeiro

In "JM-Madeira"