Evento assinala 95 anos de trabalho da Casa de Saúde Câmara Pestana

 

A Casa de Saúde Câmara Pestana está prestes a assinalar 95 anos de trabalho no âmbito da saúde mental e psiquiatria, sendo que, para tal, a instituição tem programada a realização das IV Jornadas Hospitaleiras de Saúde Mental, a 10 de maio, sob o tema '95 anos a Inovar no Cuidar'.

O programa inclui três conferências, duas mesas redondas e ainda uma pequena peça de teatro e um momento audiovisual. Entre os assuntos que serão levados a debate, há temas como as novas tecnologias

 

na saúde mental, a inovação no bem-estar emocional, os cuidados em rede, a espiritualidade no cuidar, ou ainda a evolução das políticas em saúde mental na Região.

 

A quarta edição das Jornadas Hospitaleiras de Saúde Mental terá lugar no Auditório Bento Menni na Casa de Saúde Câmara Pestana, estando a abertura do secretariado prevista para as 08h30. Às 09h00 terá lugar a primeira conferência, apresentada por Filipe Almeida e com a moderação de Ana Cristina Abreu, sob o tema 'Qualidade como fator de humanização'.

 

Pelas 11h15, terá início a primeira mesa, dedicada à inovação na saúde mental, que contará com a participação de Ana Lúcia Faria, que abordará o papel das novas tecnologias, Ana Antunes, que apresentará 'Amália – Robot Terapêutico que Estimula Pessoas com Deficiência', e Diogo Mota, que dissertará sobre 'o ROI da Qualidade na CSCP'. Rute Ferreira será a moderadora.

 

Às 14h00, caberá a Madalena d'Orey falar sobre a 'inovação no bem-estar emocional', numa conferência com moderação de José Manuel Ornelas. Segue-se a segunda mesa, afeta à temática 'Cuidar Unindo Ciência e Caridade', moderada por Pedro Fonseca, e que terá os contributos de Sílvia Caldeira ('Espiritualidade no cuidar: um requisito na Saúde mental'), Délia Gomes ('Cuidar em rede – Abordagem multidimensional') e João Perestrelo ('Desenvolvimento Pessoal em Saúde Mental'). A última conferência, às 16h30, irá versar sobre a 'Evolução das Políticas em Saúde Mental na RAM', apresentada por Ana Clara Silva, tendo Luís Filipe Fernandes como moderador. O encerramento acontecerá pelas 17h15.

 

Marco Milho

 

In “JM-Madeira”