Novos dados foram apresentados este mês na reunião anual da American Association for Cancer Research.

Um novo estudo revela que ter peso a mais numa fase precoce da vida – antes dos 50 anos – aumenta de forma significativa o risco de desenvolver cancro do pâncreas, o tipo de cancro mais letal. Os novos dados foram apresentados este mês na reunião anual da American Association for Cancer Research.

Os investigadores associaram um aumento de 25% no risco de cancro do pâncreas a um aumento de cinco unidades de índice de massa corporal (IMC), para alguém que meça cerca de 1,70 e tenha entre 30 e 49 anos. 

 “As taxas de cancro do pâncreas têm aumentado constantemente desde o início dos anos 2000”, referiu Eric J. Jacobs, diretor científico da área epidemiológica da American Cancer Society e principal autor do estudo. 

Com o aumento da idade, a relação entre o peso e o risco vai diminuindo. As pessoas entre 50 e 59 têm um risco 19% superior , enquanto que esse valor se situa nos 14% para pessoas entre 60 e 69 anos. Este não é o primeiro estudo que estabelece uma relação direta entre o excesso de peso e o cancro – em fevereiro, um trabalho publicado na revista Lancet apontava para um aumento do risco ligado à obesidade em cinco tipos de cancro (colorretal, endometrial, da vesícula biliar, do rim e ainda o mieloma múltiplo). 

Contudo o cancro do pâncreas é extremamente mortífero. A sobrevivência varia entre os 2 e os 8% – a mais baixa de entre todas as doenças oncológicas. Nos EUA, por exemplo, o cancro do pâncreas representa apenas 3% de todos os cancro mas causa um terço de todas as mortes por doença oncológica. 

Os casos de cancro do pâncreas têm vindo a aumentar. Eric J. Jacobs confessa que essa evolução causa estranheza, uma vez que “o tabagismo – um importante fator de risco para o câncer de pâncreas – está a diminuir”. No entanto, o investigador refere que o aumento da incidência não pode ser exclusivamente explicado com o aumento do peso. 

 “O aumento de peso na população dos EUA é um provável suspeito, mas estudos anteriores indicaram que o excesso de peso está relacionado apenas a um aumento relativamente pequeno no risco, o que não parece suficiente para explicar os recentes aumentos nas taxas de cancro pancreático”, disse. 

No total, Jacobs prevê que o excesso de peso será responsável por 28% das mortes por cancro do pâncreas de pessoas nascidas nos EUA entre 1970 e 1974. Isto quando, na geração anterior (pessoas nascidas antes de 1950), o valor era de metade – 15%. 

 “Os resultados sugerem que, para parar e eventualmente reverter os recentes aumentos nas taxas de cancro do pâncreas, precisamos de fazer melhor a prevenção do ganho de peso em crianças e adultos jovens, uma conquista que ajudaria a prevenir muitas outras doenças também”, disse Jacobs.

 

Tiago Caeiro

In "Saúde Online"