O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) tem uma nova terapêutica inalatória. Iniciativa que contou com a presença do secretário regional da Saúde. Oportunidade para o governante enaltecer a importância deste passo novo em benefício dos doentes.

 

Pedro Ramos garantiu que a saúde não tem preço e que o Governo não olha aos custos se souber quais as medidas que têm de ser tomadas.. "Esta podia e devia arrancar e assim aconteceu, estando a ser um sucesso", conforme sublinhou Pedro Ramos.

 

Oportunidade que o governante aproveitou também para falar na intenção de se criar um Centro de Rastreio da Região Autónoma da Madeira o qual, conforme garantiu o secretário regional da Saúde, será mesmo uma realidade. Contudo,à margem da cerimónia e ao JM, o secretário disse ser muito cedo para adiantar pormenores sobre esta ideia.

 

Refira-se que a nova terapêutica inalatória foi apresentada esta manhã, na biblioteca do hospital dr. Nélio Mendonça, por Rita Câmara, alergologista e responsável pelo programa que está a ser desenvolvido desde há 9 meses.

 

São cerca mais de 9 mil aqueles que, anualmente, entram nas urgências do hospital vítimas de problemas respiratórios. O que se pretende com a nova terapêutica inalatória é reduzir o número de idas às urgência, aumentar o controle da doença e dimunir também o aumento das recorrências ao hospital. Além disso, com a nova terapêutica, o doente tem mais qualidade, uma vez que pode fazê-la em casa. O novo tratamento é mais caro mas a qualidade de vida do doente é melhor.

 

As Câmaras de expansão vão passar a ser entregues aos doentes asmáticos que frequentem as urgências e que precisem daquela terapêutica. Mas quem as usar terá que as levar para casa para voltar a utilizá-las no domicílio. Se voltarem às urgências, terão que trazer a Câmara de expansão consigo, a qual é lavável.

 

Carla Ribeiro

 

In “JM-Madeira”