IASAÚDE recomenda uma dose àqueles que não tenham história credível de sarampo

Não existem casos de sarampo na RAM e a taxa de vacinação é de 98%.

 

Mas o IASAÚDE deixa alertas.

 

Apesar de, na Região, a adesão à vacina contra o sarampo ser das mais elevadas do País, a Rondar os 98%, o Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais (IASAÚDE) recomenda aos Madeirenses que verifiquem o seu boletim de vacinas.

 

O alerta surge na sequência de um surto de sarampo que ocorre na região norte do País, onde já foram confirmados pelo menos 21 casos de sarampo e recebidas mais de 51 notificações de casos suspeitos.

 

“A vacinação é fundamental para impedir que casos de sarampo possam surgir, pelo que as pessoas devem aderir à vacinação e, se tiverem dúvida se estarão protegidos, devem procurar esclarecimentos no seu centro de saúde”, transmite Bruna Gouveia, vice-presidente do Conselho Diretivo do IASAÚDE

 

A responsável salienta que “a vacinação contra o sarampo é recomendada e efetuada no âmbito da vigilância de saúde infantil e juvenil, administrando-se duas doses da vacina em idades pediátricas”.

 

Contudo, às pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, nascidas a partir de 1970, que não tenham história credível de sarampo, o IASAÚDE recomenda também a vacinação, sendo que uma dose será necessária.

 

 Bruna Gouveia considera que “o aparecimento de casos/surtos de sarampo pode estar associado à não vacinação, uma vez que se criam grupos desprotegidos ou susceptíveis”.

 

Ainda assim, a responsável garante que até à data, na Região, não foram identificados casos de sarampo associados ao surto confirmado no norte do país, nem tão-pouco foram registados casos nos últimos anos.

 

Recorde-se, no entanto, que no ano passado, Portugal teve dois surtos simultâneos de sarampo (num total de 29 casos), que chegaram a provocar a morte de uma jovem de 17 anos.

 

Susy Lobato

 

In “Jornal da Madeira”