Em Portugal, o Sistema de Vigilância da Gripe é coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e composto pelas seguintes redes: Rede Médicos-Sentinela; Serviços de Urgência /Obstetrícia; Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico do Vírus da Gripe e Unidades de Cuidados Intensivos.

O Sistema Nacional de Vigilância da Gripe é ativado na semana 40, e funciona até à semana 20 do ano seguinte, correspondendo ao período entre outubro e maio. A componente clínica deste sistema mantem-se ativa durante todo o ano.

A Região Autónoma da Madeira integra este sistema através da participação na Rede Médicos-Sentinela, dos Serviços de Urgência /Obstetrícia e na Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe.

Parte da informação resultante deste sistema de vigilância é semanalmente divulgada à quinta-feira, no boletim publicado pelo INSA.

Com base nestes dados estimou-se que, à semana 43/2017, a taxa de incidência de gripe foi de 6,2/100.000 habitantes, correspondendo a uma atividade gripal basal.

Dados adicionais são disponibilizados através do seguinte link:

 

Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe Categoria - INSA.