Após retirar a sua senha pode controlar a sua vez, fora das instalações do IASAÚDE, IP-RAM, através da leitura do QR Code ou acedendo ao link [http://apps.iasaude.pt/reembolsos/status/] com o seu smartphone.
Informações Gerais:
Esta funcionalidade possibilita ao utente retirar a sua senha através da internet, e acompanhar em tempo real o estado da fila de espera, prevendo o tempo estimado para o seu atendimento.
Deverá aceder ao portal “Despesas de Saúde RAM” através do endereço [http://iasaude.sras.gov-madeira.pt/reembolsos], autenticar-se e clicar em “SENHAS REEMBOLSOS”.
Receberá no seu correio electrónico uma hiperligação. Deve clicar na mesma para obter a visualização da senha emitida e controlar a sua vez.
Informações gerais:
A emissão de senha é apenas para o “Atendimento Geral (ADSE/SRS)”, não estando disponível para as modalidades “Aposentados ADSE” e “Atendimento Prioritário”;
Esta funcionalidade permite entregar as suas despesas de saúde sem ter que retirar senha.
Deverá preencher o documento de entrega, juntar os recibos das despesas, colocá-los no envelope e inserir na ranhura do balcão.
Instruções de preenchimento do documento para a entrega de despesas de saúde:
Informações gerais:
Na senda do plano de simplificação e deslocalização dos serviços de reembolso de despesas de saúde do IASAÚDE, IP-RAM, implementado de forma faseada e com algumas soluções já em curso, cumpre por ora, assegurar a implementação do novo serviço de reembolso com pré-registo e entrega dos documentos de despesa via serviço de correspondência (via CTT).
Este é um dos serviços integrados no plano multi soluções que foi criado para a área de reembolsos de despesas de saúde deste Instituto e que tem por objetivo servir, de forma mais efetiva e facilitada, o maior número de cidadãos /beneficiários do Sistema Regional de Saúde.
O utente/beneficiário pode proceder à entrega dos documentos de despesa para reembolso sem ter de se deslocar fisicamente às instalações do IASAÚDE, IP-RAM (Rua das Pretas n.º1, Funchal).
Como deve o utente/beneficiário proceder:
O utente/beneficiário deverá autenticar-se ou registar-se como novo Utente no portal “Despesas de Saúde RAM” (http://apps.iasaude.pt/reembolsos), selecionando de seguida a opção Pré-registo;
No formulário do pré-registo deverá confirmar os dados de pagamento (nome completo do titular, beneficiário ou representante legal, Número de Identificação Fiscal (NIF) e o Numero de Identificação Bancária (NIB ou IBAN);
Deverá selecionar o(s) cuidado(s) de saúde a que corresponde(m) o(s) documento(s) relativo(s) às despesas de saúde que pretende entregar, de acordo com a(s) área(s) de prestação de cuidados de saúde, e indicar a quantidade de documentos a enviar; após esta seleção deverá finalizar o pré-registo através da opção submeter;
Após finalizar o sistema gera um documento comprovativo pré-registo com os dados de identificação do utente e dos documentos de despesa submetidos. Este documento, caso o utente entenda, poderá ser guardado digitalmente ou ser impresso para controlo;
Os documentos originais são remetidos via serviço de correspondência (CTT) com a indicação de remetente e destinatário que estão inscritos no documento comprovativo de pré-registo;
Após a receção dos documentos pelo IASAÚDE, IP-RAM, o Utente poderá descarregar a declaração provisória de complementaridade (reembolso), acedendo, para o efeito, ao portal “Despesas de Saúde RAM”;
Este serviço de pré-registo e entrega de documentos de despesa via serviços de envio de correspondência (CTT), entrou em funcionamento no dia 22 de dezembro de 2016;
Esclarecimentos adicionais podem ser solicitados através do endereço eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou através do telefone 291212300/serviço de reembolsos.
Com este serviço pretende-se reduzir o peso administrativo de tarefas na interação com o Utente e reduzir erros, com ganhos na eficiência e eficácia, traduzindo-se no aumento da qualidade percebida e efetiva ao serviço do Utente.
O Balcão Automático é uma nova solução de relacionamento, no apoio ao Utente, no acesso à oferta dos nossos serviços, através do qual o utente começa a usufruir da simplificação e agilização dos processos automáticos, evitando tempo de espera.
O Balcão Automático está instalado na Loja do Cidadão no Funchal. Através deste, o Utente acede ao sistema por autenticação, permitindo-lhe efetuar certas operações, beneficiando da oferta de serviços disponibilizados em autosserviço, sem ser necessária a presença ou intervenção de um funcionário no local.
Após a receção dos documentos pelo IASAÚDE, IP-RAM, o Utente poderá consultar o seu processo no portal "Despesas de Saúde RAM" e descarregar a declaração provisória de complementaridade (reembolso).
Com a descentralização pretende-se aproximar os serviços do Utente, possibilitando-lhe a entrega não presencial de documentos, de acordo com a sua conveniência e evitando tempo de espera.
Esta funcionalidade consistirá em postos de atendimento de apoio ao Utente que funcionarão em diferentes pontos na R.A.M., disponibilizando o serviço de receção de documentos de despesa de cuidados de saúde e o serviço de pedido de reembolso, através da qual o Utente poderá submeter a documentação para pedido de reembolso, preencher o pedido de reembolso e anexar a documentação de suporte remetendo os documentos físicos originais.